domingo, 26 de maio de 2019

Meditação: A VIDA ESCONDIDA


Fonte: Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Vivendo a Quaresma. Campos dos Goytacazes – RJ: Edições Apostólica, 2010.

1 – Durante a Sua vida terrena, Jesus comprazeu-Se em esconder a divindade sob as aparências humanas, salvo raras exceções, sobretudo nos trinta anos que precederam a Sua vida apostólica, nunca deixou transparecer nada da Sua grandeza, sabedoria e onipotência infinitas. Mais tarde, nos anos da vida pública, quis adaptar-se à maneira tão imperfeita de viver e agir dos Seus apóstolos, Ele que lhes era infinitamente superior. Jesus é verdadeiramente o Deus escondido e ensina-nos, com o Seu exemplo, o valor da vida escondida.

[Pausa...]

Se queres imitar profundamente a humildade de Jesus, deves participar da Sua vida oculta, encobrindo como Ele, tudo quanto possa atrair a atenção e o louvor dos outros, escondendo tudo o que te possa singularizar ou fazer notar, fugindo, tanto quanto te for possível, de qualquer sinal de distinção. “Ama o viver desconhecido e ser tido por nada”, porque assim serás mais semelhante a Jesus “que, sendo Deus, quis tomar a forma de escravo e ser semelhante, no Seu exterior, a um homem qualquer”.

[Pausa...]

O próprio Jesus nos ensinou a prática da vida escondida insistindo em que façamos o bem em segredo, sem ostentação, só para agradar a Deus. Ensina-te assim a guardar segredo sobre a tua vida interior e as tuas relações com Ele: “quando quiseres orar, entra no teu quarto e fecha a porta”. Ensina-te ainda a ocultar aos outros as tuas mortificações e penitências: “quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto”; ensina-te a não pores em evidência as tuas boas obras: “quando deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a direita, porque todos os que fazem as suas boas obras diante dos homens para serem vistos por eles... já receberam a sua recompensa e não terão a recompensa do Pai celeste” (cfr. Mt 6, 1-18).

[Pausa...]

2 – “Agir pura e unicamente para agradar a Deus, sem nunca querer... o testemunho de olhares humanos”, foi o programa de Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus, a Santa da vida escondida. Querendo reservar unicamente para Deus o dom completo de si mesma, esforçou-se tanto quanto pode, por esconder aos olhos das criaturas a riqueza da sua vida interior, o heroísmo das suas virtudes, de modo que a sua vida foi a plena realização do lema “viver só com Deus só”.

[Pausa...]

A alma que procura ainda a aprovação, o louvor e a estima das criaturas, não vive só com Deus só, a sua vida interior não poderá ser profunda, nem as suas relações com Deus muito íntimas. Esta alma vive ainda à superfície. E assim preocupada com as aparências externas, com o que os outros poderão pensar ou dizer dela, facilmente se deixará arrastar, na sua maneira de proceder, pelo respeito humano, pelo desejo de conquistar a benevolência e a estima alheias. Por isso, na sua conduta, faltará frequentemente à simplicidade, à pureza de intenção, talvez mesmo à sinceridade. O sobrenatural está nela ainda demasiado mesclado de humano para que possa dominar a sua vida e, de fato, age muitas vezes, não para agradar a Deus e para Lhe dar glória, mas para agradar aos homens, para conquistar-lhes o afeto e alcançar uma posição mais ou menos honrosa.

[Pausa...]

Quando “nos surpreendermos a desejar o que brilha – dizia Santa Tereza do Menino Jesus – enfileiremos humildemente entre os imperfeitos e consideremo-nos almas fracas que Deus deve amparar a cada instante”. E a própria Santa fazia para si este pedido: “Ó Jesus fazei que eu seja calcada aos pés, esquecida como um grão de areia”.

[Pausa...]