domingo, 5 de maio de 2019

Meditação: OS OPERÁRIOS DA VINHA


Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros

Mt 20, 1-16

Com efeito, o Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha.

[Pausa...]

Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. Disse-lhes ele: “Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário”. Eles foram.

À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo.

[Pausa...]

Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: “Por que estais todo o dia sem fazer nada?”. Eles responderam: “É porque ninguém nos contratou”. Disse-lhes ele, então: “Ide vós também para minha vinha”.

[Pausa...]

Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: “Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros”.

[Pausa...]

Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário. Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário. Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: “Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e o calor”.

[Pausa...]

O senhor, porém, observou a um deles: “Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti.

[Pausa...]

Continuou o senhor da vinha: Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?”.

[Pausa...]

Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.

[Pausa...]

O homem rico

Lc 12, 13-21

Os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros...

Disse-lhe então alguém do meio do povo: “Mestre, diz a meu irmão que reparta comigo a herança”. Jesus respondeu-lhe: “Meu amigo, quem me constituiu juiz ou árbitro entre vós?”.

[Pausa...]

E disse então ao povo: “Guardai-vos escrupulosamente de toda a avareza, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na abundância, não depende de suas riquezas”.

[Pausa...]

E Jesus propôs-lhe esta parábola:

“Havia um homem rico cujos campos produziam muito. E ele refletia consigo: Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita.

[Pausa...]

Disse então o homem rico: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te.

[Pausa...]

Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma.

[Pausa...]

E as coisas, que ajuntaste, de quem serão?

[Pausa...]

Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus”.

[Pausa...]