domingo, 5 de maio de 2019

Meditação: IMPORTÂNCIA DAS BOAS OBRAS


Fonte: Frei Bruno Heuser OFM. História Sagrada do antigo e do novo testamento. 56 ed. Petrópolis: Vozes, 1985.

NOVO TESTAMENTO

PARTE II

A vida pública de Jesus

III. – Segundo ano da vida pública de Jesus

28. Sermão da montanha

15. Importância das boas obras

Nem todos os que me dizem: Senhor, Senhor! Entrarão no reino do céu; mas, sim, os que fazem a vontade de meu Pai, que está no céu; esses entrarão no reino do céu. Por que, pois, me chamais vós: Senhor, Senhor! Se não fazeis o que eu vos digo?

[Pausa...]

Muitos no último dia me dirão: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em vosso nome, não expulsamos os demônios em vosso nome? E, então, eu lhes direi em alta vós: Nunca vos conheci! Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

[Pausa...]

Eu mostrarei agora com que se parece o que vem a mim, o que ouve e cumpre minhas palavras. É semelhante a um homem que edifica uma casa, cavando bem fundo e lançando os fundamentos sobre a rocha. Sobreveio a inundação, as ondas se precipitaram sobre a casa, e a não puderam abalar. Vieram as chuvas, transbordaram os rios, sopraram os ventos que caíram sobre aquela casa; ela, porém, não ruiu porque estava fundamentada sobre a rocha.

[Pausa...]

Aquele, porém, que ouve estas minhas palavras e não as observa, é semelhante ao homem insensato que edificou sua casa sobre a areia movediça. Veio a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos que caíram sobre aquela casa; e ela desabou imediatamente e grande foi sua ruína.

[Pausa...]

-------------------------------------------------

IV. – Terceiro ano da vida pública de Jesus

66. O moço rico

1. Pergunta do jovem e resposta de Jesus

Um moço rico foi ter com Jesus, prostrou-se diante dele e perguntou-lhe: “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Respondeu-lhe Jesus: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão Deus. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos”. O moço perguntou: “Quais?” Jesus disse-lhe: “Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás, não levantarás falso testemunho, honrarás teu pai e tua mãe. E ainda mais: amarás teu próximo como a ti mesmo”. O moço respondeu: “Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha infância. Que me falta ainda?” Então Jesus olhou-o amorosamente e lhe disse: “Uma só coisa te falta. Se queres ser perfeito e ter um tesouro no céu, vai, vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres. Depois vem e segue-me”. Ao ouvir estas palavras, o moço retirou-se triste, porque era muito rico.

[Pausa...]

2. Perigo das riquezas

Vendo-o afastar-se tão triste, Jesus olhou ao redor de si e ponderou a seus discípulos: “Quanto é difícil aos ricos entrarem no reino do céu!” Os discípulos ficaram surpresos com estas palavras. Jesus repetiu: “Meus filhinhos, quanto é difícil entrarem no reino do céu aqueles que confiam em seu dinheiro! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus!” Ainda mais admirados, os discípulos perguntavam uns aos outros: “Então, quem poderá salvar-se?” Jesus, porém, olhando para eles, disse: “Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível”.

[Pausa...]

3. Recompensa da pobreza voluntária

Em seguida Pedro tomou a palavra: “Pois bem, deixamos tudo para te seguir. Qual será a nossa recompensa?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o Filho do Homem voltar e estiver assentado no trono de sua glória, vós, que me seguistes, estareis também assentados em doze tronos e julgareis as doze tribos de Israel. E todo aquele que, por amor de mim, tiver deixado sua casa, os seus irmãos, ou suas irmãs, ou seu pai ou sua mãe, ou sua mulher ou seus filhos, ou seus bens, receberá cem por um aqui e, no século futuro, a vida eterna. Muitos, porém, que hoje são os primeiros, serão os últimos; e os últimos virão a ser os primeiros”.

[Pausa...]