quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

COMUNICADO: Disponíveis os conteúdos do “Pequeno Catecismo da Doutrina Cristã” e do “Segundo Catecismo da Doutrina Cristã”


09-janeiro-2020

Conforme nosso Manifesto TRADICIONALISMO E CATOLICISMO nº 1/2020, de 04 de janeiro de 2020, o “Pequeno Catecismo da Doutrina Cristã” e o “Segundo Catecismo da Doutrina Cristã” são considerados catecismos básicos e essenciais para o aprendizado/ensino da doutrina da fé. Assim, entendemos que o conteúdo dos referidos catecismos deveria e deve continuar sendo transmitido e recebido em todo o orbe. Devido à dificuldade de encontrar tais impressos novos ou usados, decidimos então disponibilizar o conteúdo que tínhamos em mãos. Nossos catecismos impressos estão ficando velhos e alguns sobreviveram a enchentes. Com a valiosíssima colaboração de outras pessoas que reconhecem a importância dos mesmos, conseguimos reunir o conteúdo completo e original destes catecismos. Obviamente, com nossa modesta estrutura, preparamos os arquivos a partir de fotocópias e escaneamentos – o que não está à altura do que mereciam tais catecismos – mas, é o que por ora pudemos fazer, desejando esperançosamente que num futuro próximo alguma editora ou gráfica venha a reimprimi-los na sua integridade, originalidade e esplendor de seu conteúdo, lembrando-se da importância que no passado tiveram para a formação de tantos de nossos antepassados.

O “Pequeno Catecismo da Doutrina Cristã” – considerado por nós como a jóia entre os catecismos – traz, além das lições e tradicionais orações, os principais Cânticos Religiosos Populares (Hinos) utilizados na Igreja do Brasil e que nutriram as almas de várias gerações daqueles que nos antecederam na Fé, e eram executados nas igrejas, capelas, Missas, procissões, reuniões, por todos os lugares do país, por doutos e simples, com retumbante esplendor e fervor, concretizando o que fora dito: “Todas as nações e línguas vêm a Ti, Senhor!”.

O nosso impresso do “Pequeno Catecismo da Doutrina Cristã” carecia de algumas páginas, então recorremos a uma edição alguns anos mais antiga; o conteúdo era exatamente o mesmo – o que pudemos apurar – então, completamos as páginas que faltavam. Abaixo segue o link de acesso ao conteúdo deste catecismo:

  
Nosso impresso do “Segundo Catecismo da Doutrina Cristã”, popularmente conhecido como “Catecismo do Crucificado”, também carecia de algumas de suas páginas. Tivemos acesso a um impresso de uma edição imediatamente anterior deste catecismo, e o conteúdo era exatamente o mesmo e, embora mais velha, a edição anterior estava com seu exemplar em melhor estado de conservação. Então, utilizamos o conteúdo da edição anterior ao do nosso impresso para disponibilização no blog. Nos links abaixo, disponibilizamos o conteúdo completo do “Segundo Catecismo da Doutrina Cristã” [Cada link traz o conteúdo completo do mesmo catecismo, diferindo apenas na qualidade do escaneamento]:

  
  
Tais conteúdos ficarão disponíveis em nossa página Sala de Catecismo e em nossa Biblioteca.

Atenciosamente,